Ir para o conteúdo principal

Presidente da CSP deputado Anderson Pereira alerta para possível fechamento de delegacias em municípios e distritos de Rondônia

terça-feira, 01/10/2019 às 10h58min
Presidente da CSP deputado Anderson Pereira alerta para possível fechamento de delegacias em municípios e distritos de Rondônia

O deputado estadual Anderson Pereira (Pros), presidente da Comissão de Segurança Pública da ALE/RO, durante reunião ordinária nesta terça-feira (1), colocou em pauta novamente a discussão sobre o possível fechamento de delegacias de Polícia Civil em diversos municípios de Rondônia.

O parlamentar informou que teve acesso a um estudo, dirigido pela Direção Geral de Polícia Civil (DGPC), com a previsão de fechamento de delegacias em razão do baixo efetivo que a instituição atravessa atualmente. “Já está praticamente definido o fechamento da delegacia do distrito de Nova Mutum Paraná 10° DP, que foi instalada por meio de compensação das usinas. Caso venha fechar, ficaria a cargo do 9° DP em Extrema de Rondônia, Ponta do Abunã apurar os crimes da região, opção está que vai deixar a população de ambas localidades desguarnecidas, pois seriam apenas dois servidores para atender”. Disse Anderson.

O projeto de fechamento abrange ainda os municípios de: Urupá, Cujubim, Monte Negro, Alto Paraíso, Seringueiras, Itapuã do Oeste e Mirante da Serra.

De acordo o deputado Anderson se for confirmado os fechamentos, vai prejudicar mais ainda a população, que precisará se deslocar até localidades vizinhas, para solicitar um serviços. “O Estado cresce e a segurança pública está ficando para trás, o crime está cada vez mais organizado, então é preciso rever essa decisão, temos que reforçar o efetivo”, disse o presidente.

Anderson registrou que mesmo com baixo efetivo e sem as condições ideais de trabalho, os policiais civis têm atuado em operações que culminaram com apreensões de materiais ilícitos e centenas de prisões de suspeitos, graças ao empenho dos servidores.