Deputado Anderson Pereira solicita diminuição tributária do gás de cozinha em Rondônia
segunda-feira, 04/10/2021 às 18h22min
As constantes altas nos preços do gás de cozinha, que vem impactando na vida de milhares de rondonienses, levou o deputado estadual Anderson Pereira (PROS) a encaminhar ao Governo do Estado e a Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), um documento solicitando informações quanto à possibilidade de redução da alíquota do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre o gás de cozinha.
Entre junho e agosto, o preço médio do gás de cozinha subiu 6,28% em Rondônia, de acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Atualmente, o consumidor está pagando R$ 111,50 pelo botijão.
O parlamentar entende que a população vem sofrendo com os constantes aumentos do produto, o que gera consequências negativas à qualidade de vida do rondoniense, penalizando principalmente quem mais precisa. O objetivo da medida é baixar o valor do produto ao consumidor final.
Devido a urgência causada pela crise econômica, o parlamentar espera a colaboração do Poder Executivo para atender a solicitação o mais rápido possível e gerar economia às famílias mais carentes.
“Em um momento crítico como esse, é preciso rever políticas e ações para que a população mais carente não passe fome. Por isso, encaminhei ao governo do estado, um requerimento para avaliarmos a possibilidade de redução do imposto estadual do gás de cozinha, gerando uma economia no bolso do rondoniense”, afirmou.