Ir para o conteúdo principal

Deputado Anderson Pereira solicita diminuição tributária do gás de cozinha em Rondônia

segunda-feira, 04/10/2021 às 18h22min
Deputado Anderson Pereira solicita diminuição tributária do gás de cozinha em Rondônia

As constantes altas nos preços do gás de cozinha, que vem impactando na vida de milhares de rondonienses, levou o deputado estadual Anderson Pereira (PROS) a encaminhar ao Governo do Estado e a Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), um documento solicitando informações quanto à possibilidade de redução da alíquota do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre o gás de cozinha.

Entre junho e agosto, o preço médio do gás de cozinha subiu 6,28% em Rondônia, de acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Atualmente, o consumidor está pagando R$ 111,50 pelo botijão.

O parlamentar entende que a população vem sofrendo com os constantes aumentos do produto, o que gera consequências negativas à qualidade de vida do rondoniense, penalizando principalmente quem mais precisa. O objetivo da medida é baixar o valor do produto ao consumidor final.

Devido a urgência causada pela crise econômica, o parlamentar espera a colaboração do Poder Executivo para atender a solicitação o mais rápido possível e gerar economia às famílias mais carentes.

“Em um momento crítico como esse, é preciso rever políticas e ações para que a população mais carente não passe fome. Por isso, encaminhei ao governo do estado, um requerimento para avaliarmos a possibilidade de redução do imposto estadual do gás de cozinha, gerando uma economia no bolso do rondoniense”, afirmou.