Ir para o conteúdo principal

Deputado Anderson entrega Voto de Louvor para alunos e professores integrantes do projeto Com-Vida da escola Murilo Braga

terça-feira, 01/10/2019 às 10h54min
Deputado Anderson entrega Voto de Louvor para alunos e professores integrantes do projeto Com-Vida da escola Murilo Braga

O deputado estadual Anderson Pereira (Pros), entregou nesta segunda-feira (30), durante Sessão Solene no plenário da Assembleia Legislativa, a comenda Voto de Louvor como forma de reconhecimento e valorização a alunos e professores do projeto Com-Vida, da Escola Estadual Murilo Braga de Porto Velho.

O projeto tem como objetivo potencializar as ações de educação ambiental nas escolas do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e de ensino médio, por meio da criação e manutenção de um espaço democrático e participativo, que congregue toda a comunidade escolar e fomente iniciativas voltadas para a sustentabilidade socioambiental e à melhoria da qualidade de vida na escola e sua comunidade, assim como o diálogo sobre temas socioambientais contemporâneos.

Para Anderson, a homenagem é mais do que justa, pois além de valorizar o empenho dos participantes, alerta a sociedade no que diz respeito a preservação e ainda gera cobrança no poder público para resolver as problemáticas apresentadas.

Ao fazer uso da fala, Vania Beatriz Vasconcelos, pesquisadora do projeto Com-Vida, servidora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), agradeceu o deputado Anderson pela homenagem e destacou que está na instituição há mais de 30 anos, sendo seis deles dedicados ao projeto, a pesquisadora ressaltou o emprenho dos alunos durante as ações e falou que é muito satisfatório fazer parte na área de comunicação.

A chefe do núcleo de temas transversais e diversidade, Roselane Rivero, representando a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), relatou a preocupação da secretaria em defender políticas públicas eficazes na defesa do meio ambiente, para evitar sua degradação na prevenção do dano ambiental, com objetivo de preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais.

Edgar Menezes, secretário adjunto da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), agradeceu o convite para participar da sessão solene e afirmou, que a partir do próximo semestre à disciplina de Educação Ambiental será inserida na grade curricular das escolas estaduais. Edgar parabenizou os alunos e os convidou para junto com o deputado, fazerem uma visita nas instalações da secretaria, bem como conhecerem de perto o dia a dia do órgão.

Marcos Vinicius aluno do 1º ano e um dos integrante do Com-Vida, destacou a importância do projeto que vem agregando conhecimentos em sua carreira estudantil e aproveitou para parabenizar a pesquisadora Vânia, por levar projetos como o ABC da Ciência Florestal, onde “A” representa o Açaí, “B” o Babaçu e “C” a Castanha. Vinicius participou do projeto “Criativos da Escola”, descobrindo que os ares-condicionados desperdiçavam milhares de litros de água e em contrapartida seu grupo de estudo criou um sistema com garrafas pets, que direcionam a água para regar a horta da escola, evitando desperdício.

Juliana de Oliveira que também é aluna do 1º ano falou da importância não apenas como aluna, mas como ser humano, sabendo reconhecer o espaço de cada um e aprendendo a valorizar e respeitar o meio ambiente. Disse também, que o projeto não estimula apenas projetos ambientais, mas contribui de uma maneira geral no convívio social.

A coordenadora Carmem Silva de Andrade disse que esses projetos contribuem para a população de um modo geral. Citou como exemplo o projeto “Muda Vida”, que cria um viveiro de mudas, onde no ponto de colheita as hortaliças são armazenadas em caixotes e doadas para guardadores de carros que frequentam diariamente o entorno da escola. “Projetos sociais como esses salvam vidas e alimentam famílias”, alertou a educadora.

Gracijames de Paiva, Diretora da Escola ao fazer um resumo do projeto disse que ele não apenas desenvolve habilidades voltadas para as questões ambientais, mas também tem grande impactado a sociedade. Afirmou que não existe recursos para a execução do projeto, mas apenas força de vontade, garra e determinação de cada integrante que compõe a equipe. A diretora finalizou seu discurso agradecendo o deputado Anderson pela iniciativa e pelo reconhecimento do trabalho.

Anderson Pereira agradeceu a presença dos pais, alunos e professores, se colocou a disposição para contribuir com projetos voltados ao bem social e concluiu que um bom aluno não é bom só na escola, mas principalmente dentro de casa de onde nasce o caráter. Alertou aos pais para que acompanhem o dia a dia dos seus filhos e parabenizou cada homenageado.