Ir para o conteúdo principal

Deputado Anderson entrega Voto de Louvor a policiais militares que realizaram parto dentro de voadeira

terça-feira, 29/10/2019 às 09h22min
Deputado Anderson entrega Voto de Louvor a policiais militares que realizaram parto dentro de voadeira

O deputado Anderson Pereira (Pros) fez a entrega na manhã desta terça-feira (29), durante reunião da Comissão de Segurança Pública (CSP), que é presidida por ele, do Voto de Louvor aos policiais militares que realizaram um parto dentro de uma voadeira, em um trecho do rio Madeira.

A homenagem do parlamentar, aprovada em plenário, foi entregue à equipe composta pelo 3°sargento Franscinei Felix Paiva, cabo Luiz Fabiano Santos dos Santos e soldado Carlos Ernane Araújo Silva, em reconhecimento a ação exitosa no caso inusitado.

“Foi uma ação louvável, rápida e com muita destreza, que merece o nosso reconhecimento, em nome da sociedade rondoniense. Ação destacada, que merece todo o nosso elogio”, disse o deputado Anderson.

Estavam presentes ao ato os deputados Cabo Jhony Paixão (Republicanos), Chiquinho da Emater (PSB) e Aélcio da TV (PP). O comandante do 1º BPM, major Carlos Gomes, também participou da solenidade, que contou ainda com a exibição de um vídeo, no momento da ação, em meio ao rio Madeira.

“Em meio às dificuldades de uma travessia noturna, com chuva e com todas as adversidades, os policiais militares fizeram um ótimo trabalho, salvando duas vidas: da mãe e da criança. Fico feliz em comandar policiais que têm essa dedicação à nossa sociedade, ao cidadão”, explicou o major Carlos Gomes.

O soldado Ernane observou que a ação teve um final feliz, mas se pergunta e se tivesse dado errado. “Calama é um local isolado, que abriga, somando o seu entorno, cerca de 5 mil pessoas. No dia do fato, com a ambulancha quebrada, atendemos de imediato, mesmo sabendo dos riscos de navegar pelo rio Madeira à noite, chovendo e com bancos de areia e troncos”, disse.

Ernane ressaltou ainda que essa homenagem da Assembleia Legislativa, mostra que os deputados estão atentos ao que acontece na segurança pública, mas também nas regiões isoladas de Rondônia.

Chiquinho da Emater lembrou de quando trabalhava na Emater em Cabixi, onde socorreu, no fusca da Emater, muitas mulheres em trabalho de parto. “Muitas crianças nasceram no fusca, que era o único carro da localidade. A história dos policiais militares me fez lembrar os tempos lá em Cabixi. Para Calama, tenho compromisso de ajudar o distrito e irei destinar recursos para diversas áreas”.

Cabo Jhony disse que “o maior reconhecimento é de Deus Todo Poderoso. Vocês honraram o compromisso que foi feito. Quando entraram naquela voadeira, com uma mulher em trabalho de parto, de noite, arriscaram suas vidas. Ofereceram suas vidas em prol de outras. Isso não tem preço!”.

Aélcio da TV também parabenizou a equipe de policiais militares. “Foi um trabalho de muita coragem, arriscando as vidas. Trabalho bonito, que vale a pena a sociedade reconhecer o trabalho. Parabéns a todos pela iniciativa”.

Parto no rio

O fato ocorreu em setembro do corrente ano, quando a equipe foi acionada para atender uma mulher que estava em serviço de parto no distrito de Calama, no Baixo Madeira, onde a “ambulancha” de atendimento do posto de saúde local apresentava problemas mecânicos.

A equipe quando conduzia a grávida em uma voadeira da corporação para o município de Humaitá (AM), teve a embarcação encalhada em um banco de areia no meio do afluente, ocasionando tensão e demora. Em determinado momento, a bolsa amniótica estourou e foi iniciado o trabalho de parto. Mesmo com toda dificuldade, falta de equipamentos e materiais específicos para primeiros socorros, os militares agiram com extrema competência, trabalhando o lado psicológico da mulher e concluíram o serviço trazendo ao mundo uma menina.

Texto: Eranildo Costa Luna-Decom-ALE/RO

Fotos: Marcos Figueira-Decom-ALE/RO