Ir para o conteúdo principal

Deputado Anderson destaca diálogo com a bancada federal em Brasília e parabeniza Fenaspem na luta pela PEC que cria a polícia Penal

quinta-feira, 26/09/2019 às 10h42min
Deputado Anderson destaca diálogo com a bancada federal em Brasília e parabeniza Fenaspem na luta pela PEC que cria a polícia Penal

Durante discurso realizado na manhã desta quarta-feira (25), no plenário da assembleia Legislativa, o presidente da comissão de segurança Pública, deputado estadual Anderson Pereira (Pros), destacou sua visita no congresso nacional, onde defendeu a inclusão da Projeto de Emenda Constitucional – PEC 372 que cria a Polícia Penal dos Estados, do Distrito Federal e da União, pautado para votação na Câmara dos Deputados.

Anderson destacou que este projeto tramita na câmara federal a mais de 10 anos onde deu início com a PEC 308, sendo aprovada em todas as comissões pertinentes da câmara, porém o senado federal entendendo a necessidade de inovação no sistema prisional, reconhecendo que o atual sistema é totalmente arcaico, não ressocializa e muito menos recupera os apenados, então foi aprovada a PEC 372 no senado em dois turnos, sendo encaminhada para a Câmara dos Deputados para votação.

A aprovação da PEC é um sonho para toda categoria, que há bastante tempo luta pela garantia de seus direitos. Anderson Pereira destacou o empenho do presidente da Fenaspen, Fernando Anunciação, que tem sido peça determinante para esse projeto, lutando de forma aguerrida dia e noite.

Anderson espera que a matéria seja pautada nos próximos dias e que a bancada federal tenha ciência de que a aprovação desta PEC regulamentará uma das profissões mais antiga do mundo, agente prisional profissional responsável pela segurança de unidades carcerárias. Com a criação da Polícia Penal os governos do Estados e do Distrito Federal vão poder criar mecanismos de combate ao crime organizado e reduzir os índices relacionados à violência, viabilizando a ressocialização com resultado direto na segurança pública.