Ir para o conteúdo principal

Biografia: Anderson Pereira

Biografia: Anderson Pereira

Anderson da Silva Pereira, brasiliense natural de Taguatinga- DF, filho de uma dona de casa paraibana e um padeiro piauiense, está em Rondônia desde os 10 anos de idade, 1989.

Formado em Gestão Pública, Anderson é policial penal desde 2004, foi soldado na Força Aérea Brasileira nos anos de 1998 a 2001. Anderson exerceu função de Chefe de Segurança na Penitenciária Ênio dos Santos Pinheiro e comandou a maior unidade prisional do Estado, a Casa de Detenção Dr. José Mário Alves da Silva, conhecida como “Urso Branco”.

A trajetória do líder sindical iniciou em 2011 a frente ao Sindicato dos Agentes Penitenciários e Socioeducadores do Estado de Rondônia (SINGEPERON), onde foi presidente.

Anderson foi um dos fundadores da Federação Nacional Sindical dos Policiais Penais (FENASPPEN), instituição que tem um papel fundamental na luta por melhorias para os policiais penais de todo Brasil. Anderson lutou junto a federação em várias pautas, como o porte de armas para a categoria, também participou das articulações para aprovação da PEC 372/2017, que instituiu a criação da Polícia Penal Federal, Estadual e Distrital, além de várias outras lutas.

Já sua trajetória política começou nas eleições de 2014, onde obteve 9.015 votos, ficando como primeiro suplente.

Em janeiro de 2017, Anderson Pereira assumiu a cadeira de deputado estadual na vaga deixada pela saudosa deputada Lúcia Tereza. Em 2018, foi reeleito para seu segundo mandato de deputado estadual com 11.429 votos.

Desde que assumiu seu primeiro mandato, Anderson tem desenvolvido ações que têm beneficiado a população rondoniense em vários setores, entre as principais está a Lei nº 5.036/2021, que concede passe livre no transporte rodoviário intermunicipal às pessoas com diagnóstico de câncer.

É autor da Lei nº 4.909/2020, que obriga proprietários de cinemas a realizarem pelo menos uma vez por mês, sessão adaptada para pessoas com “Transtorno Espectro Autista” (TEA) e suas famílias. Foi o primeiro deputado estadual a destinar emenda parlamentar para construção de um campo de gramado sintético em uma escola pública de Porto Velho.

Foi presidente das Comissões de Educação e Segurança Pública e atualmente preside a Comissão de Constituição e Justiça.

Cristão, Anderson é casado com Ana Cláudia Pereira e juntos têm dois filhos, Anderson Kaleb Pereira e Alana Kethelin Pereira