Ir para o conteúdo principal

Anderson Pereira participa de reunião de apresentação do aplicativo “Salve Maria” no combate a violência contra a mulher

quinta-feira, 09/05/2019 às 10h28min
Anderson Pereira participa de reunião de apresentação do aplicativo “Salve Maria” no combate a violência contra a mulher

Na manhã de quarta-feira (8) o deputado estadual Anderson Pereira (Pros), participou de reunião na Assembleia Legislativa de Rondônia, que contou com a participação da subsecretária de Segurança Publica do Estado do Piauí, delegada Eugênia Villa que apresentou o aplicativo “Salve Maria” conhecido como “Botão do Pânico”. O aplicativo foi desenvolvido pelo governo do Piauí para facilitar denúncias de casos de violência contra a mulher, importante ferramenta no combate ao feminicídio.

Por meio do botão, a polícia poderá localizar o conflito e acompanhar o diálogo, durante o trajeto, com gravação da conversa num raio de até cinco metros. Quando a vítima aciona o aparelho, um sinal é recebido pela viatura mais próxima que localiza a mulher por GPS e realiza o atendimento. O áudio poderá ser utilizado como prova judicial.

Além do aspecto jurídico, o combate à cultura do machismo na sociedade é elemento fundamental para combater a violência contra a mulher. A delegada Eugênia Villa disse que, a eficiência do combate à violência contra a mulher é, para além de jurídico, e depende da participação de cada pessoa.

“A gente pensa em atribuir a eficiência da política criminal ao sistema de polícia, Ministério Público e Justiça. No entanto, para prevenir, é preciso mudar uma estrutura. É cultural, então é preciso sair da esfera jurídica e devolver a jurisdição para a sociedade. É preciso preparar a sociedade para ela mesma criar uma cultura de paz e fraternidade. Não vou dizer que é um processo penal que resolve a questão, o processo está preparado para enfrentar a violência, que vai muito além do crime”, destacou Eugenia Villa.

Como deputado e presidente da Comissão de Segurança Pública na ALE/RO, Anderson Pereira, apoia a efetivação desta importante ferramenta no combate à violência no Estado de Rondônia e se coloca disposição da população rondoniense na aplicação de políticas públicas no combate a violência contra as mulheres.